Inscrições encerradas para o curso online

Introdução aos indicadores sociais
com o software R

Esse é um curso introdutório de capacitação sobre o uso do software R para análise de indicadores sociais com o objetivo de difundir e fortalecer a capacidade de avaliação e monitoramento de ações que atendam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atividade de extensão oferecida pelo ObPPP e InfoSoc -  CLCH/UEL

  • Período de inscrição encerrado em:  04/11/2022 23:58
  • Período de Realização: 07/11/2022 a 18/11/2022  
  • Modalidade: Curso remoto com atividades assíncronas pelo Google Sala de Aula
Centro de Letras e Ciências Humanas CLCH, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Centro de Letras e Ciências Humanas - Universidade Estadual de Londrina

Objetivo

Esse curso é uma atividade de formação do projeto de extensão "Indicadores sociais como subsídio para o monitoramento e avaliação das ações dos municípios paranaenses em direção à Agenda 2030", que tem por objetivo introduzir o uso do software R para a análise de indicadores sociais. É um curso introdutório para pessoas que tenham interesse no tema e que queiram aprender sobre os indicadores sociais e sobre o uso do R. 

Informações sobre o curso

  • Todas as atividades são remotas e assíncronas
    Toda a programação do curso será feita de forma remota pelo Google Sala de Aula. O conteúdo ficará disponível online e os participantes poderão assistir às aulas gravadas em vídeos e fazer as atividades no horário que preferirem, dentro do prazo de duração do curso. Dúvidas e interações serão realizadas também de forma online no espaço do Google Sala de Aula.
  • A carga horária será de 30 horas
    O curso terá a duração de 30 horas, no período de 07/11/2022 a 18/11/2022.
  • Certificado online
    Para a obtenção do certificado do curso de extensão, emitido pela Universidade Estadual de Londrina, é necessário que se cumpra, ao menos, 70% das atividades programadas.
  • A inscrição é gratuita
    O curso é uma atividade de extensão gratuita, realizada pelo Observatório de Populações e Políticas Públicas (ObPPP) em parceria com o Programa de Formação InfoSoc, ambos projetos vinculados ao Dept.º de Ciências Sociais, CLCH, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Requisitos
    Os participantes devem ter acesso à Internet. Todo o conteúdo e as atividades do curso podem ser acessados por um aparelho celular. Mas, para instalar e usar o software R, é necessário um computador com Windows 10, Linux ou Mac. 
  • Autores do curso
    Prof. Ronaldo Baltar, coord. do Programa de Formação Complementar Informática para Pesquisa Social (InfoSoc), e Prof.ª Cláudia Siqueira Baltar, coord. do Observatório de Populações e Políticas Públicas (ObPPP).

O que você vai aprender?

Esse é um curso introdutório, que tem a intenção de capacitar os interessados para os primeiros passos com o programa de análise de dados R e a importância dos indicadores sociais para a análise e o monitoramento de políticas locais, sobretudo com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Uso básico do R e do RStudio

Fundamentos do R básico, instalação de pacotes tidyverse, importar e salvar arquivos de planilhas e csv, selecionar e modificar os dados, gerar tabelas e gráficos.

Princípio da análise de indicadores sociais

Todos os exemplos e exercícios serão feitos com dados selecionados dos indicadores elaborados IPEA/PNUD para o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, com base nos Censos Demográficos do IBGE.

Programação

 de 07/11/2022 a 18/11/2022  

1

R e RStudio

Instalação e Primeiros Passos com o R, software de análise de dados gratuito e RStudio, um programa, também gratuito, que se constitui em uma interface que oferece vários recursos para facilitar o uso, a elaboração e visuliazação dos códigos criados com o R.
2

A história e importância dos Indicadores sociais para a gestão de ações públicas baseadas em metas

Vamos conhecer como surgiram os indicadores sociais e qual a sua importância para políticas públicas baseadas em governos digitais. Esse tópico procura mostrar a importância da análise de dados como ferramenta para a elaboração e o monitoramento de ações locais, sobretudo voltadas à Agenda 2030.
3

Os passos da análise de indicadores sociais com R

Nesse tópico, vamos usar como exemplo os dados do Atlas Brasil, publicação elaborada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (IPEA), do Ministério da Economia, junto com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), com base nos Censos do IBGE de 1991, 2000 e 2010 (http://www.atlasbrasil.org.br/)
4

O tratamento de dados

 Vamos aprender as operações fundamentais da análise de dados, como extrair, ordenar, modificar e combinar variáveis em um dataframe no R
5

Gerar e analisar tabelas com os indicadores

Sabendo como manipular os dados, vamos construir as tabelas e analisá-las, correlacionando os indicadores do Atlas Brasil.
6

Gerar e analisar gráficos

Um dos pontos fortes do R está na versatilidade de recursos para análise exploratória visual dos dados. Vamos aprender a elaborar gráficos com recursos básicos do R e também com pacote ggplot2.
Mobirise Website Builder
Inscrições encerradas

A inscrição é gratuita e online, feita através do sistema de gestão de eventos e curso da Pró-reitoria de Extensão, da Universidade Estadual de Londrina.

Perguntas frequentes

Sim,  para quem cumprir, ao menos, 70% das atividades programadas, será emitido um certificado online de curso de extensão, da Universidade Estadual de Londrina, com carga horária de 30h.

Não há custos para os participantes. Essa é uma atividade de extensão do Observatório de Populações e Políticas Públicas, com apoio do Programa de Formação InfoSoc, ambos projetos do Departamento de Ciências Sociais, Centro de Letras e Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Londrina. 

Sim, o R e o RStudio podem ser usados tanto no Windows, como no Linux ou Mac. Contudo, todos os exemplos de códigos usados no curso serão feitos em ambiente Windows 10. Por isso, não temos como tirar dúvidas sobre o uso do R no Linux ou Mac.

Não é necessário conhecimento prévio sobre o uso do R ou qualquer outro software de análise de dados. Tudo será ensinado pressupondo que os participantes não tem nenhuma experiência prévia com o R. Esse é um curso introdutório, cujo principal objetivo é estimular as pessoas a usar recursos computacionais para análise de indicadores sociais, sobretudo (mas não só!) em relação às ações em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e políticas de gestão municipal baseadas em governos digitais. 

Como se trata de um curso introdutório, não é necessário conhecimento de estatística para acompanhar as atividades.

Não, as atividades serão assíncronas. Todos dias, durante o período de duração do curso, serão enviadas mensagens com conteúdo para os participantes, que poderão assistir as aulas e fazer as atividades no horário que for mais conveniente até a data limite de encerramento, em 18 de novembro. Por nossa experiência, o melhor aproveitamento desse tipo de curso online ocorre quando o participante estabelece uma rotina de, ao menos, uma hora por dia para estudar o conteúdo e fazer os exercícios propostos. Mas, fica a critério de cada participante.

O prazo de inscrição está encerrado:

ObPPP

Observatório de Populações e Políticas Públicas é um projeto vinculado ao Departamento de Ciências Sociais, UEL

Acompanhe
Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Rodovia Celso Garcia Cid | PR 445 Km 380 | Campus Universitário
  • Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR, Brasil
Departamento de Ciências Sociais

Made with Mobirise ‌

Free Offline Web Page Maker